Verde Vida pede reconsideração do certificado de filantropia

Verde Vida pede reconsideração do certificado de filantropia

Em documento protocolado pelo deputado Valdir Colatto no Ministério do Desenvolvimento Social, entidade reforça atuação social

Nesta quarta-feira (13), o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) protocolou ofício, no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), solicitando que seja reconsiderada a decisão sobre a Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) do Verde Vida Programa Oficina Educativa, de Chapecó.

No início de dezembro, o pedido de renovação do Certificado de Filantropia (como é mais comumente conhecido) foi indeferido através da Portaria nº 194/2017. A justificativa apresentada pelo MDS foi que a entidade não atua no âmbito da assistência social.

Agora, por meio de um recurso administrativo a entidade esclareceu os pontos questionados pelo Ministério e ressaltando a importância dos 23 anos de atuação do Programa Verde Vida em Chapecó.

A solicitação de intervenção no assunto foi feita no início da semana durante reunião dos representantes da entidade Odair Balen, Edinei R. Scalvia, o advogado André Fossá e o vereador de Chapecó Cleiton Fossá no escritório do deputado Colatto.

Durante a reunião, o coordenador da área social do Verde Vida, Dair Balen, ressaltou a importância do certificado para a entidade. “Esperamos que o Verde Vida siga sendo beneficiado com a filantropia que é tão necessária na manutenção das atividades do programa. Sem ela nós não temos como tocar adiante nossas atividades”.

Sobre o Verde Vida

A entidade possui um importante papel social com o município de Chapecó (SC). Atendendo jovens na faixa etária de 10 a 17 anos, o Verde Vida realiza oficinas socioeducativas, coleta e seleção de materiais recicláveis, geração de empregos e integração social de jovens envolvidos com drogas e prostituição. A entidade atua na região carente dos bairros de São Pedro e Bom Pastor em Chapecó.

O que é a Certificação de Entidades de Assistência Social – CEBAS?

É a certificação concedida às entidades que atuam nas áreas da assistência social, saúde ou educação, possibilitando usufruir da isenção de contribuições para a seguridade social e a celebração de parcerias com o poder público, desde que atendam aos requisitos dispostos na Lei nº 12.101/2009.