Valdir Colatto quer melhores condições de vida para o homem do campo

Valdir Colatto quer melhores condições de vida para o homem do campo

Brasília, 18 de março de 2015 – O deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) disse na reunião deliberativa da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados que o Brasil precisa criar uma política rural para atender o homem do campo e evitar que a atividade seja esvaziada ao longo das próximas gerações.

Na opinião do deputado Valdir Colatto é fundamental que o governo valorize mais a atividade no campo, levando infraestrutura e melhor qualidade de vida às famílias que residem no meio rural. “Hoje, não temos sucessores na atividade da agricultura e pecuária brasileira, sobretudo, na pequena propriedade, em razão dos filhos não ficarem mais com os pais. Nos dias atuais, eles têm maiores dificuldades de ter uma renda melhor, constituir família e querer as mesmas facilidades que os jovens dos centros urbanos possuem, como acesso à internet, smartphones, diploma universitário e lazer”, afirmou Colatto.

O parlamentar disse também que o produtor rural convive diariamente com uma série de dificuldades, como a falta de mão de obra qualificada e uma insegurança jurídica ao direito de propriedade. “Inicialmente, temos que discutir e apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que agrupe aproximadamente 120 leis, que consolidam a questão agrícola no Brasil, para construir uma legislação séria e facilitar a vida do homem do campo”, afirmou.

Valdir Colatto fez uma crítica sobre as recorrentes ações irresponsáveis de institutos, fundações e agências ligadas ao governo federal. “A FUNAI, a FUNASA, o INCRA e a ANVISA prejudicam muito e trazem dores de cabeça ao agricultor, burocratizando os serviços e até usurpando as terras férteis, o pasto, os roçais dos produtores para índios que estão fora de suas reservas indígenas”, concluiu.