Valdir Colatto apoia doação de órgãos

Valdir Colatto apoia doação de órgãos
Valdir Colatto apoia doação de órgãos

O deputado catarinense é autor do projeto de lei que dá benefícios para doadores e pune a inutilização de órgãos

Dia 27 de setembro é o Dia Nacional de Doação de Órgãos. O deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) é autor do projeto de lei 5805/16, que prevê que os doadores de órgãos em vida receberão credenciais de caráter vitalício permitindo o atendimento prioritário no SUS, para todos os procedimentos, inclusive cirurgias e de internação e de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Além disso, Colatto quer penalizar os responsáveis por inutilizar órgãos disponibilizados para fins de transplante ou tratamento, ainda que de forma culposa (negligência, imprudência ou imperícia).

“A intenção é incentivar e regulamentar a doação de órgãos, um ato que pode salvar vidas”, enaltece o deputado catarinense.

Campanha do Ministério da Saúde

Nesta quarta-feira (27), Colatto participou do lançamento da campanha nacional de incentivo de Doação de Órgãos e Tecidos do Ministério da Saúde: A hora de lembrar. A iniciativa do Ministério tem objetivo diretamente relacionado com o projeto de lei do deputado Colatto: conscientizar e incentivar a doação. “Hoje, 43% das famílias recusa a doação de órgãos e tecidos após a confirmação de morte cerebral. Precisamos reverter esse quadro e chegar ao patamar mundial que é de apenas 25% de recusa”, avaliou Colatto.