Trabalho voluntário poderá ser convertido em créditos para cursos de graduação

Trabalho voluntário poderá ser convertido em créditos para cursos de graduação

Brasília 26/1/2016 – A possibilidade de transformar trabalho voluntário em créditos para cursos de graduação está prevista no projeto de lei (PL) 3963/2008 do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.

Pela proposta, o tempo dedicado ao trabalho voluntário será convertido em créditos para integralização de currículos em cursos de graduação de ensino superior. Pela proposta, o trabalho voluntário realizado em instituições públicas de qualquer natureza, ou a instituições privadas sem fins lucrativos, que tenham objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, será convertido em créditos para integralização de currículos em cursos de graduação de ensino superior.

Autor do projeto, o deputado federal catarinense Valdir Colatto observa que as universidades brasileiras estão distantes da realidade do dia a dia e a proposta, segundo avalia, pode ajudar o estudante a levar sua experiência para a vida acadêmica.

“Ao mesmo tempo em que faz um trabalho voluntário, o universitário está vendo a realidade, que ele pode levar para dentro da sua instituição de ensino para, realmente, contribuir para a sua boa formação e até a perseverança de continuar ou não no curso que ele está fazendo”, destaca o autor.

Colatto pontua ainda que a medida foi motivada ainda pelos relatos de pessoas que são voluntários, mas que em virtude da necessidade de concluir a grade extracurricular exigida, acabam tendo que deixar o voluntariado.

De acordo com um estudo feito pelo Instituto Datafolha em 2014, o Brasil conta atualmente com cerca de 16,4 milhões de voluntários. O número pode parecer insignificante, no entanto, o país está entre os dez países com maior número de pessoas engajadas no voluntariado.

Tramitação

A proposta está sendo apreciada em caráter conclusivo pelas comissões e será analisada agora pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.