Serviço de extensão rural completa 60 anos em SC

Serviço de extensão rural completa 60 anos em SC

Santa Catarina 1/3/2016 – O serviço de extensão rural em Santa Catarina completou 60 anos no dia 29 de fevereiro. Hoje representado pela Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC), teve seu início em 1956 como ETA, mais tarde em 1957 chamando-se Acaresc e a partir de 1991, denominada Epagri.

O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) defensor de pesquisa e análise técnica para embasar projetos na área da agricultura, parabenizou os epagrianos pela data. “São profissionais incansáveis que buscam alternativas para melhorar as práticas na agricultura, na lida nas propriedades rurais, com a preocupação com o meio ambiente, contribuindo para manter o Estado na condição de 5º maior produtor de alimentos no Brasil”, destacou.

A Epagri é empresa pública, vinculada ao Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. Ao longo desses 60 anos, metade deles Colatto acompanhou o seu desenvolvimento e afirma que na rotina parlamentar pelos municípios catarinenses percebe a importância e qualidade que a Epagri oferece ao produtor rural.

Alternativas de baixo custo desenvolvidas pela Epagri são lembradas pelo deputado federal catarinense, a exemplo da proteção de fonte modelo caxambu, o carneiro hidráulico, sistemas de tratamento de esgoto doméstico. Outro ponto importante cita, é a orientação técnica da Epagri ao cumprimento do atual Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/2012) e ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), temas em que o parlamentar tem envolvimento direto em âmbito nacional.

A Epagri presta mais de 350 mil assistências anuais, além de desenvolver trabalho focado nas mulheres e jovens rurais. São 1.654 funcionários atuando em todo o Estado. Além das atividades de pesquisa agropecuária e extensão rural, a Epagri presta serviços de divulgação de informações meteorológicas, de análises de solo, de água, de tecidos vegetais e de produtos para a alimentação animal.