Roteiro da semana de Colatto soma mais de 20 municípios

Roteiro da semana de Colatto soma mais de 20 municípios
Roteiro da semana de Colatto soma mais de 20 municípios
Roteiro da semana de Colatto soma mais de 20 municípios
Roteiro da semana de Colatto soma mais de 20 municípios
Roteiro da semana de Colatto soma mais de 20 municípios

Brasília, 28 de julho de 2017 – O roteiro de trabalho da segunda semana de recesso parlamentar do deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) passou por mais de 20 municípios.

Nesta semana, foram entregues emendas no valor total de R$1.349.000,00 (um milhão, trezentos e quarenta e nove mil reais) aos municípios catarinenses.

Entre os debates levantados por Colatto nos municípios, tiveram foco especial as questões ambientais, a produção de leite e a Lei da Integração, ou das Parcerias.

Em reunião com o presidente da Cooperalfa, Romeu Bet, Colatto e o advogado Vitor Hugo Burko fizeram esclarecimentos sobre a legislação ambiental, com ênfase para o andamento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e implantação das Cotas de Reserva Ambiental (CRA) e do Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Reunido com empresários e produtores rurais de Xanxerê, o deputado debateu o mercado do leite, a produção, a importação e a exportação. A grande quantidade de leite importado do Uruguai e da Argentina tem prejudicado e derrubado os preços ao produtor em Santa Catarina. “Estamos sempre buscando meios de apoiar e fomentar a produção, garantindo que milhares de produtores tenham renda na nossa região. Levaremos os problemas e preocupações dos nossos produtores ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi”, garantiu Colatto.

Em Ipumirim, um grande número de produtores e lideranças do município estiveram reunidos para uma palestra do deputado Colatto que teve como principal objetivo esclarecer os principais pontos da Lei 13.288/2016, da Integração ou das Parceiras. A Lei, que teve o deputado Colatto como idealizador e relator do texto no plenário da Câmara dos Deputados, estabeleceu um novo marco na regulação da relação comercial entre produtores integrados e agroindústrias integradoras.

Participação em eventos

Além disso, Colatto participou de importantes eventos no estado. Em Chapecó, o parlamentar participou do IV Encontro Regional de Plantio Direto na Palha. O evento reuniu pesquisadores, acadêmicos, produtores rurais e técnicos agropecuários da região Oeste de Santa Catarina visando ampliar as discussões a partir de novos e velhos desafios que constituem temas para reflexão, aperfeiçoamento e debates quanto ao Sistema Plantio Direto.

No município de Fraiburgo, Colatto esteve na 15ª edição do Enfrute, Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado). Na busca por uma fruticultura cada vez mais competitiva, o evento trouxe as últimas informações das inovações tecnológicas do setor, desenvolvidas ou em desenvolvimento no Brasil e no mundo. O evento reuniu atores fundamentais no processo tecnológico e produtivo da fruticultura: produtores rurais, técnicos, pesquisadores, professores, estudantes e empresas da fruticultura.

Colatto também prestigiou o Jantar do Movimento Econômico de Ponte Serrada. O evento, que faz parte da programação do 59° aniversário de Ponte Serrada, comemorado nesta quinta-feira, dia 27, teve o objetivo de reconhecer as empresas que movimentam a economia do município, entregando troféus às que mais se destacaram no último ano. Divididas em quatro segmentos, as empresas destaques foram homenageadas durante a cerimônia, que contou ainda com a presença de autoridades dos setores público e privado.

Em Abelardo Luz, o deputado Colatto participou da assinatura da portaria que cria o Comitê Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja e estabelece o vazio sanitário de 90 dias para o cultivo de áreas de soja. No período de 15 de junho a 14 de setembro não será permitido o plantio do grão. A medida visa impedir a propagação da ferrugem asiática, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi e que já causou prejuízos bilionários no Brasil. Na oportunidade, Colatto propôs que a portaria seja lembrada como Portaria Sidnei Orlando, em reconhecimento ao seu trabalho pela causa. Ainda no município, Colatto visitou a 1ª edição da Expo Rodeio, que comemora os 59 anos do de Abelardo Luz, em um dos mais bonitos parques na capital da Semente de Soja de Santa Catarina.