Notícias

23 de setembro de 2016 - 14:45

Projeto quer unificar data de vestibulares

Projeto quer unificar data de vestibulares

Brasília, 23/9/2016 – Os processos seletivos e os exames vestibulares de todas as instituições de ensino superior públicas do país que não adotem exames ou sistemas nacionais unificados de seleção devem ser realizados na mesma data, em todo o território nacional. Essa é a proposta do Projeto de Lei 6189/16 apresentado pelo deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC).

De acordo com o autor, o projeto quer corrigir a desproporcionalidade de concorrência nas instituições de ensino superior, que privilegia estudantes de famílias com renda maior, que podem pagar despesas de locomoção e hospedagem em diferentes cidades.

“O acesso às provas de exames vestibulares e processos seletivos precisam ser democratizados, de modo a não favorecer aqueles estudantes que tenham melhores condições financeiras em detrimento dos demais”, justifica Colatto.

Atualmente, cada universidade estabelece os dias de seus vestibulares, normalmente em data diferente da do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), usado por mais de 80 instituições públicas para selecionar estudantes.

Tramitação

O projeto foi apresentado no dia 20 de setembro. Agora aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados.

Acompanhe: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2112374

Esclarecimentos sobre o Projeto de Lei de Política Nacional de Fauna  - (PL 6268/2016)
Medidas Contra a Corrupção
Lei 13.288/2016
PEC 215
Informativo
Cartilha Nova Lei dos Motoristas
Rádio Colatto Online
Código Florestal Brasileiro