Prefeitos de municípios sedes de hidroelétricas fazem mobilização em Brasília

Prefeitos de municípios sedes de hidroelétricas fazem mobilização em Brasília
Prefeitos de municípios sedes de hidroelétricas fazem mobilização em Brasília

Presidente da Frente Parlamentar, Colatto apoia a aprovação do PLC 315/2009

Brasília, 22 de junho de 2017 – A Associação dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas (Amusuh) realizou uma semana de mobilização para expor aos senadores a necessidade de aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 315/2009, que aprimora a distribuição da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) aos municípios.

O deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados, esteve presente na reunião de abertura da semana de mobilização, que ocorreu na terça-feira (20/06), e destacou a importância da presença dos prefeitos na capital federal, defendendo os interesses dos municípios. Colatto falou também sobre a importância das próximas discussões que acontecerão no Congresso Nacional e de os prefeitos estarem atentos aos temas, já que as decisões impactam diretamente nos municípios. “Em breve, o Congresso deve discutir um novo pacto federativo e isso significa mais dinheiro para os municípios”, pontuou o parlamentar catarinense.

A mobilização organizada pela Amusuh realizou diversas audiências com senadores e seus representantes imediatos. O PLC 315/2009, que está sob relatoria do senador Cidinho Santos (PR-MT), aumenta de 45% para 65% a parcela da CFURH aos municípios. Depois da aprovação no Senado, o projeto seguirá para sanção presidencial. Na série de encontros políticos, diversos senadores manifestaram apoio a esta causa municipalista.

A Amusuh é presidida pelo prefeito catarinense de Abdon Batista, Lucimar Antonio Salmoria.