Notícias

5 de fevereiro de 2016 - 15:09

Prazo para inscrições no CAR terminam no dia 5 de maio

Colatto esteve com a ministra Izabella Teixeira

Prazo para inscrições no CAR terminam no dia 5 de maio

Brasília, 4 de fevereiro de 2016 – Restam três meses para que os proprietários de terra de cerca de 35% do território brasileiro inscrevam seus imóveis no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O prazo termina no próximo dia 5 de maio.

O deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) alerta que a lei nº 12.651/2012 – o Novo Código Florestal Brasileiro – prevê que, após cinco anos de sua publicação, a partir de 28 de maio de 2017, as instituições financeiras não poderão conceder crédito para os agricultores que não tiverem o cadastro regularizado.

“É preciso ficar atento ao prazo, buscar orientação e auxílio caso seja necessário e finalizar o cadastro para não correr o risco de sofrer com as sanções”, destacou.

De um total de 398 milhões de hectares, a área já cadastrada se aproxima de 260 milhões de hectares e cobre 65% da área passível de cadastro. Tais números representam 2.255.428 imóveis rurais inscritos. Segundo Colatto, “a média de incremento mensal no número de cadastros não tem alcançado os 3% nos últimos meses, o que indica que o prazo de três meses não será suficiente e nos deixa preocupados”.

Em Santa Catarina, quase 200 mil imóveis já estão cadastrados, o que corresponde a pouco mais de 66% da área passível de cadastro. “O nosso Estado tem o maior percentual de área cadastrada, se comparado aos demais estados da região, mas é preciso permanecer atento e regularizar a situação das nossas propriedades”, pontuou Colatto.

Prorrogação

O deputado Valdir Colatto esteve em contato com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para pedir a prorrogação do prazo para cadastramento e argumentou que a demora na implantação do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) gerou atrasos. “Os sistemas para realizar os procedimentos de cadastro demoraram para ficar prontos. Agora, o agricultor não pode ser penalizado por isso”, disse.

Esclarecimentos sobre o Projeto de Lei de Política Nacional de Fauna  - (PL 6268/2016)
Medidas Contra a Corrupção
Lei 13.288/2016
PEC 215
Informativo
Cartilha Nova Lei dos Motoristas
Rádio Colatto Online
Código Florestal Brasileiro