Porto de Itapoá será expandido: “privatização dos portos no Brasil resultou em qualidade e diminuiu os custos de transportes”, diz Colatto

Porto de Itapoá será expandido: “privatização dos portos no Brasil resultou em qualidade e diminuiu os custos de transportes”, diz Colatto

Brasília 17/5/2016 – Localizado no litoral norte de Santa Catarina, o porto privado de Itapoá será expandido. O Diário Oficial da União do último dia 9/5 traz ato que declara de utilidade pública “obra essencial de expansão do terminal de uso privado Porto de Itapoá, localizada na Baía da Babitonga, com sede na Estrada da Figueira do Pontal, sem número, Município de Itapoá, Estado de Santa Catarina, destinada ao serviço público de transporte marítimo”, diz decreto.

O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) afirma que além da sua localização estratégica, a baía é ideal para receber embarcações de grande porte, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial. “A privatização dos portos no Brasil resultou em qualidade e diminuiu os custos de transportes, principalmente dos produtos agropecuários”, disse.

O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis e eficientes da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas. Possui uma estrutura capaz de movimentar 500 mil TEUs (Unidade equivalente a 20 Pés) por ano. O Porto tem ligação direta à BR 101 e ocupa uma área de 12 milhões de metros quadrados.

O projeto de expansão pretende aumentar a movimentação para 2 milhões de TEUs anualmente, de acordo com nota divulgada à imprensa.

Dsn143856