Notícias

4 de dezembro de 2017 - 22:22

Plantio próximo a Flona de Chapecó é debatido em reunião

Plantio próximo a Flona de Chapecó é debatido em reunião

Ocorreu na manhã de hoje (4), na matriz da Cooperativa Alfa de Chapecó, uma reunião com produtores rurais dos municípios de Chapecó e Guatambu para debater sobre a proibição do plantio de soja transgênica, nas áreas que fazem divisa com a Floresta Nacional Chapecó (FLONA), conhecida como zona de amortecimento. As áreas são fiscalizadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Na oportunidade, os produtores rurais relataram problemas financeiros enfrentados após o recebimento de notificações e multas devido ao cultivo de soja transgênica. “Os agricultores acabam com seus nomes bloqueados para financiamentos e empréstimos junto aos bancos oficiais”, expôs o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), que participou da reunião.

Os relatos apontaram ainda que há dúvidas sobre a aprovação do plano de manejo em 2013, já que o mesmo teria sido realizado sem o conhecimento dos produtores rurais e técnicos da Cooper Alfa. De acordo com o decreto 5950/2006, onde não existe plano de manejo concluído, o plantio de transgênico precisa respeitar uma distância em 500 metros do limite da Flona.

Ao final, foi decidido, que o presidente do Sindicato Rural de Chapecó, Ricardo Lunardi, entrará em contato com a chefe da Unidade de Conservação, Fabiana Bertoncini, para verificar a existência do plano de manejo. No mesmo sentido, o deputado Valdir Colatto agendará uma reunião em Brasília com o presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, que terá a presença de representantes dos agricultores.

Rádio Colatto

Discurso o Grande Expediente - Plenário - Câmara dos Deputados

Rádio Colatto Online
Horário de Verão
Modernização Trabalhista
AGRO é pop
Esclarecimentos sobre o Projeto de Lei de Política Nacional de Fauna  - (PL 6268/2016)
Medidas Contra a Corrupção
Lei 13.288/2016
PEC 215
Informativo
Cartilha Nova Lei dos Motoristas
Código Florestal Brasileiro