Ovinocultura terá encontro nacional em Chapecó

Ovinocultura terá encontro nacional em Chapecó
Ovinocultura terá encontro nacional em Chapecó

Santa Catarina 6/10/2015 – Lideranças da cadeia produtiva da ovinocultura estarão em Chapecó (SC) nos dias 23 e 24 de outubro para evento nacional que tratará de produção, mercado, sanidade, tecnologia, políticas para o setor e as mais importantes experiências apresentadas por produtores e especialistas nacionais.

O vice-presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Ovinocaprinocultura – Frente Ovino, deputado federal catarinense Valdir Colatto (PMDB), está na organização do evento e acompanhará o presidente da Frente, deputado gaúcho Giovani Cherini (PDT). A realização é das associações brasileiras que representam a classe – a ARCO e a ABCOL – em parceria com o Sebrae e a Frente Ovino.

A atividade integra uma série de reuniões que a Frente Parlamentar Ovino iniciou desde a sua implantação, em junho deste ano. A Frente, composta por 228 parlamentares, representa aproximadamente 650 mil produtores brasileiros com rebanho estimado em 14 milhões de cabeças, entre ovinos e caprinos. Em Santa Catarina, o plantel de ovelhas, de aproximadamente 350 mil cabeças, envolve cerca de 70 mil criadores que abastecem o mercado com carne e lã e seus derivados – linguiça, salame, queijo, iogurte e sorvete de leite de ovelha. O deputado destaca que, atualmente, o Brasil tem uma grande demanda reprimida. “Importamos a carne do Uruguai para suprir nosso consumo. Nossa atuação na Frente do Ovino é de apoio às políticas públicas e ações governamentais que beneficiem o setor”, enfatiza Colatto.

PROGRAMAÇÃO

O I Encontro Brasileiro de Ovinocultura acontecerá no Parque de Exposições Tancredo Neves, das 8h30 às 17h30 na sexta-feira (23/10) e com visitas em propriedades e indústrias da região Oeste catarinense no sábado (24/10).

A programação iniciará às 9 horas com a abertura oficial com a presença do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), Paulo Afonso Schwab; do presidente da Associação Brasileira de Criadores de ovinos de Leite (ABCOL), Anderson Elias Bianchi, secretário de agricultura de Santa Catarina, Moacir Sopelsa; presidente e vice da Frente Ovino, deputados Giovani Guerini e Valdir Colatto, respectivamente; e o gerente da Unidade de Atendimento Setorial de Agronegócios (UAGRO) do Sebrae Nacional, Enio Queijada de Souza.

Às 11 horas, iniciam os painéis com o tema “Governança da cadeia produtiva da ovinocultura brasileira”, apresentado pelo gerente do Sebrae Nacional, Enio Queijada de Souza. Às 11h45, “Ovelhas de leite, cordeiros de corte: Potenciais usos da genética ovina leiteira para o incremento da renda do produtor” será palestra do pesquisador da Embrapa Ovinos e Caprinos de Sobral (Ceará), Octávio Rossi de Moraes. O almoço será a base de carne de cordeiro na sede do Núcleo de Criadores de Bovinos de Chapecó.

Na parte da tarde as atividades iniciarão às 14 horas com o tema “Oportunidades e desafios na produção de ovinos de leite”, pelo criador da Fazenda Pinheiro Seco, do município de Bom Retiro (SC). Às 14h30 o tema “Experiências, dificuldades e desafios na indústria e no mercado do leite ovino” será apresentado pelo diretor do Parque da Ovelha/Casa da Ovelha de Bento Gonçalves (RS); Tarcio Michelon, e pelo diretor da marca Sabores da Ovelha de Itapecerica (MG), André Dias Cândido. Às 15h30 “Demandas do mercado por derivados do leite de ovelha” será o tema do proprietário da “A Queijaria”, afinador de queijos e consultor especialista em queijos do Grupo Pão de Açúcar, Fernando Oliveira.

Às 16h15, “O mercado da carne de cordeiro” será exposto pelo produtor e empresário da Cordeiros Guatapará, de Guatambú (SC), Dagoberto Rampelotto Toledo. Às 16h45, a exposição será sobre “Serviço de Inspeção Federal – MAPA”, pelos fiscais agropecuários de SC, Ricardo José Buosi (carnes) e Luiz Eduardo Razia (leite).

O encerramento do primeiro dia do evento está previsto para as 17h30. No sábado (24/10), haverá visitas às propriedades da região.

Informações podem ser obtidas através dos telefones (49) 3330 2800 (Sebrae/SC) e (49) 33281516 (Frente Ovino). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail abcolbrasil@yahoo.com.br.