Notícias

24 de novembro de 2016 - 00:27

Ovinocaprinocultura terá política nacional de incentivo

Projeto de lei aprovado na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputado tem o apoio do deputado Valdir Colatto

Ovinocaprinocultura terá política nacional de incentivo

Brasília, 23 de novembro de 2016 – A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) aprovou, na manhã desta quarta-feira (23/11), o Projeto de Lei (PL) 6048/2016 que cria uma Política Nacional de Incentivo à Ovinocaprinocultura.

A proposta tem o apoio do deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), vice-presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio a Ovinocaprinocultura (Frente Ovino), que destaca que a atividade está crescendo e precisa ser incentivada. “A carne de ovinos e caprinos é uma fonte nobre de proteína e é preciso investir na criação por meio de apoio à comercialização, de acesso ao crédito e programas de governo”, pontuou Colatto.

O PL prevê ações de promoção da atividade visando o aumento da produção, a intensificação do manejo, a regularização do abate e do comércio de carne e leite de ovinos e caprinos, a ampliação de pesquisas e da assistência técnica e extensão rural para a cadeia produtiva, o melhoramento genético dos animais, os investimentos produtivos direcionados as demandas do setor e a articulação setorial, com o desenvolvimento de redes de cooperação econômica de tecnológica.

Colatto destaca que é preciso garantir a disponibilidade de produtos oriundos da ovinocaprinocultura durante todo o ano, já que a demanda é crescente. “Atualmente, o Brasil, em toda a sua extensão, tem cerca de 20 milhões de ovinos, enquanto países como a Austrália tem um rebanho de mais de 150 milhões de animais”, comparou o deputado catarinense que ressaltou ainda que o consumo médio per capita no Brasil é de apenas 400 gramas de carne de ovelha.

A preocupação com a melhoria dos sistemas de produção, intensificando-se os cuidados sanitários, com o consequente aumento das taxas de natalidade, a redução de doenças e a melhor qualidade dos produtos obtidos também foi destacada pelo deputado Colatto. “Para incentivar a produção, é preciso ter o cuidado de criar plantas frigoríficas específicas para o abate dos animais. É preciso também definir regras para alimentação e as instalações onde os animais são criados”, acrescentou.

Sobre a Frente Ovinos e a produção no Brasil

A Frente Parlamentar Mista de Apoio a Ovinocaprinocultura (Frente Ovino), composta por 228 parlamentares, representa aproximadamente 650 mil produtores brasileiros com rebanho estimado em 20 milhões de cabeças, entre ovinos e caprinos. Em Santa Catarina, o plantel de ovelhas, de aproximadamente 350 mil cabeças, envolve cerca de 70 mil criadores que abastecem o mercado com carne e lã e seus derivados – linguiça, salame, queijo, iogurte e sorvete de leite de ovelha.

Galeria de Imagens

Ovinocaprinocultura terá política nacional de incentivo
Esclarecimentos sobre o Projeto de Lei de Política Nacional de Fauna  - (PL 6268/2016)
Medidas Contra a Corrupção
Lei 13.288/2016
PEC 215
Informativo
Cartilha Nova Lei dos Motoristas
Rádio Colatto Online
Código Florestal Brasileiro