Ovinocaprinocultura terá política nacional de incentivo

Ovinocaprinocultura terá política nacional de incentivo
Ovinocaprinocultura terá política nacional de incentivo

Projeto de lei aprovado na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputado tem o apoio do deputado Valdir Colatto

Brasília, 23 de novembro de 2016 – A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) aprovou, na manhã desta quarta-feira (23/11), o Projeto de Lei (PL) 6048/2016 que cria uma Política Nacional de Incentivo à Ovinocaprinocultura.

A proposta tem o apoio do deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), vice-presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio a Ovinocaprinocultura (Frente Ovino), que destaca que a atividade está crescendo e precisa ser incentivada. “A carne de ovinos e caprinos é uma fonte nobre de proteína e é preciso investir na criação por meio de apoio à comercialização, de acesso ao crédito e programas de governo”, pontuou Colatto.

O PL prevê ações de promoção da atividade visando o aumento da produção, a intensificação do manejo, a regularização do abate e do comércio de carne e leite de ovinos e caprinos, a ampliação de pesquisas e da assistência técnica e extensão rural para a cadeia produtiva, o melhoramento genético dos animais, os investimentos produtivos direcionados as demandas do setor e a articulação setorial, com o desenvolvimento de redes de cooperação econômica de tecnológica.

Colatto destaca que é preciso garantir a disponibilidade de produtos oriundos da ovinocaprinocultura durante todo o ano, já que a demanda é crescente. “Atualmente, o Brasil, em toda a sua extensão, tem cerca de 20 milhões de ovinos, enquanto países como a Austrália tem um rebanho de mais de 150 milhões de animais”, comparou o deputado catarinense que ressaltou ainda que o consumo médio per capita no Brasil é de apenas 400 gramas de carne de ovelha.

A preocupação com a melhoria dos sistemas de produção, intensificando-se os cuidados sanitários, com o consequente aumento das taxas de natalidade, a redução de doenças e a melhor qualidade dos produtos obtidos também foi destacada pelo deputado Colatto. “Para incentivar a produção, é preciso ter o cuidado de criar plantas frigoríficas específicas para o abate dos animais. É preciso também definir regras para alimentação e as instalações onde os animais são criados”, acrescentou.

Sobre a Frente Ovinos e a produção no Brasil

A Frente Parlamentar Mista de Apoio a Ovinocaprinocultura (Frente Ovino), composta por 228 parlamentares, representa aproximadamente 650 mil produtores brasileiros com rebanho estimado em 20 milhões de cabeças, entre ovinos e caprinos. Em Santa Catarina, o plantel de ovelhas, de aproximadamente 350 mil cabeças, envolve cerca de 70 mil criadores que abastecem o mercado com carne e lã e seus derivados – linguiça, salame, queijo, iogurte e sorvete de leite de ovelha.