Oposição impede votação da MP do Funrural

Oposição impede votação da MP do Funrural

A votação da Medida Provisória 793/17, do Funrural, foi adiada para segunda-feira (27), devido a obstrução da oposição. Após a apresentação de requerimento do Psol para votação nominal de retirada de pauta, os deputados da oposição não registraram presença e acabaram derrubando a sessão. A Medida Provisória facilita a renegociação das dívidas de produtores rurais com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural).

Para o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), a atitude dos deputados de oposição é lamentável. “Se essa medida cair, vamos entrar em uma crise sem precedentes. Com essa Lei, vamos beneficiar quem põe comida na nossa mesa: os nossos agricultores”, salientou o catarinense. A medida vence na próxima terça-feira (28) e ainda precisa ser votada no Senado Federal.

Pelo projeto de lei de conversão proposto e aprovado pela comissão especial que analisou a matéria, os produtores rurais, frigoríficos, laticínios e cooperativas têm até 20 de dezembro para aderir ao programa de renegociação de dívidas, que permite o pagamento das dívidas em até 180 parcelas.

Em discurso, Colatto demonstrou sua preocupação com a não votação da medida. “Os pequenos produtores é que serão beneficiados. Quem já pagou, vai passar a pagar 1,2%, uma redução de 0,8%. Aqueles que não recolheram vão ter que pagar 0,8% em até 240 vezes. Então, não há anistia”, frisou o catarinense.