OPERAÇÃO CARNE FRACA: Colatto destaca impacto nos setores da agricultura e pecuária

OPERAÇÃO CARNE FRACA: Colatto destaca impacto nos setores da agricultura e pecuária

Chapecó 20/03/2017 – O deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) destaca que apoia os fatos investigados pela Operação Carne Fraca da Polícia Federal, mas pondera que uma operação de tamanha complexidade precisa ser tratada com cautela. Colatto ressalta sua preocupação com as repercussões negativas causadas pela operação, principalmente, em relação aos prejuízos que pode trazer aos setores como agricultura e pecuária, como ao consumo interno e as exportações de carnes do país.

Colatto entende que é preciso esclarecer que, assim como já foi apontado em nota divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), das 4.837 unidades frigoríficas sujeitas à inspeção federal, apenas 21 estão supostamente envolvidas em eventuais irregularidades. Dentre essas, apenas seis exportaram nos últimos 60 dias. Além disso, dos 11 mil funcionários do Mapa, apenas 33 estão sendo investigados.

O Serviço de Inspeção Federal é considerado um dos mais eficientes e rigorosos do mundo e conta com unidades produtoras habilitadas para exportação para 160 países. “Nossa carne sempre foi umas das melhores do mundo, espero que essa acusação não abale nossa produção. Pois, o prejuízo não será só da área da agroindústria, mas dos agricultores brasileiros”, aponta Colatto.

Alguns países importadores já anunciaram restrições temporárias à entrada de carne brasileira, entre eles a União Europeia, Coreia do Sul e China. Para tratar desses impactos no setor da carne brasileira, Colatto buscará se reunir nesta terça-feira (21) com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para buscar medidas para tratar dessa problemática.

O deputado lembra que o setor de carnes é um dos que mais dá certo no país, tanto que o Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo e o maior exportador. A cadeia produtiva brasileira da carne bovina, conforme dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, movimenta cerca de R$ 167,5 bilhões, gerando aproximadamente 7 milhões de empregos.