Notícias

7 de junho de 2017 - 17:25

Novas exigências para exercer profissão de condutor de ambulância são aprovadas na Câmara

De autoria do deputado federal Valdir Colatto, o texto vai ao Senado

Novas exigências para exercer profissão de condutor de ambulância são aprovadas na Câmara

Brasília, 7 de junho de 2017 – A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (07), por unanimidade, a proposta que cria exigências para o motorista profissional trabalhar na condução de ambulâncias. O Projeto de Lei 3553/2015, de autoria do deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), segue agora para o Senado.

“O PL é uma demanda justa da Associação Brasileira dos Motoristas e Condutores de Ambulâncias (Abramca). Esses profissionais, além de conduzir o veículo de emergência, ainda auxiliam a equipe de saúde no atendimento ao paciente, por isso, são uma categoria diferenciada”, destacou o deputado Colatto.

O texto determina que, para exercer a atividade o motorista, é preciso ter mais de 21 anos, ter concluído o ensino médio, além de estar habilitado nas categorias D ou E. Além disso, pelo projeto, o condutor deverá receber treinamento especializado, como já prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CBT – Lei 9.503/97). A proposta também prevê que, nos atendimentos, o condutor de ambulância deverá acompanhar a equipe de saúde no atendimento básico de suporte à vítima.

“O reconhecimento dessa categoria é algo urgente e necessário”, completa Colatto. Uma vez que, no dia a dia da profissão, esse profissional acompanha a equipe de saúde no atendimento, auxilia nos cuidados básicos de suporte à vida, como reanimação cardiopulmonar, imobilização e transporte da vítima. Para o deputado, verifica-se que não se trata de um motorista como os demais, mas de um profissional que tem a obrigação de qualificar-se em cursos específicos, pois contribui para salvar vidas.

Com informações da Agência Câmara

Galeria de Imagens

Novas exigências para exercer profissão de condutor de ambulância são aprovadas na Câmara
Rádio Colatto

Valdir Colatto - Fim do Horário de Verão

Rádio Colatto Online
Esclarecimentos sobre o Projeto de Lei de Política Nacional de Fauna  - (PL 6268/2016)
Medidas Contra a Corrupção
Lei 13.288/2016
PEC 215
Informativo
Cartilha Nova Lei dos Motoristas
Código Florestal Brasileiro