Ministro do Meio Ambiente é convocado pela Comissão de Agricultura

Ministro do Meio Ambiente é convocado pela Comissão de Agricultura
Ministro do Meio Ambiente é convocado pela Comissão de Agricultura

Colatto quer esclarecimentos sobre ações do ministério

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, foi convocado pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (CAPADR) a prestar esclarecimentos sobre a falta de regulamentação das Cotas de Reserva Ambiental (CRA) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA) e criação de Parques Florestais, indenizações e administração pela União de Unidade de Conservação Brasil.

O requerimento de convocação foi apresentado pelo deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) que o justificou pelo fato da regulamentação das Cotas de Reserva Ambiental (CRA) estar sendo feita sem a devida transparência necessária para os setores interessados. “Foi noticiado que as CRA devem ser regulamentadas neste mês, mas não estamos tendo transparência no processo”, pontuou.

A defesa do setor produtivo é uma das principais bandeiras do deputado Colatto e exigências que impedem seu desenvolvimento estão sempre em pauta. “O nosso agricultor é quem mais preserva as florestas e não pode ser penalizado com decisões arbitrárias. Cerca de 20% das matas preservadas no país estão em áreas particulares”, acrescentou o catarinense.

Parque Nacional de São Joaquim

Colatto também quer explicações sobre as alterações que o ministro Sarney está querendo fazer nos limites do Parque Nacional de São Joaquim. Após o veto da MP que corrigiria o impasse, o deputado tem buscado alternativas para a situação.

Em audiência com o ministro do Meio Ambiente, no começo da semana, Colatto, juntamente com parlamentares do Fórum Catarinense e o prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, tratou do impasse do Parque. Com a ampliação do Parque, como cogitada pelo Ministério, o município de Lauro Müller ficaria inviabilizado financeiramente.

“O ministro já prometeu enviar um projeto de lei para a Câmara, mas precisamos garantir que o traçado determinado não prejudique áreas produtivas”, explicou o deputado Colatto.