Notícias

13 de março de 2015 - 08:50

Ministro da Fazenda mantém posicionamento do governo sobre PIS e Cofins do óleo diesel

Ministro da Fazenda mantém posicionamento do governo sobre PIS e Cofins do óleo diesel

Deputados integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) participaram, no final da tarde desta quinta-feira, de audiência com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. O assunto em pauta foi a busca pela isenção de PIS e Cofins do óleo diesel, um dos itens reivindicados pelos caminhoneiros durante a greve.

Para o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), a audiência reafirmou o posicionamento do governo que resiste às tentativas de acordo e negociação para atender a pauta dos caminhoneiros. “O ministro enfatizou que fica difícil isentar somente o diesel quando existem diversos setores buscando esse mesmo benefício. Além disso, o governo acredita que a prorrogação por 12 meses das parcelas de financiamentos de caminhões adquiridos pelos programas ProCaminhoneiro e Finame, do BNDES, vai resolver o problema, mas não percebe que essa medida atinge somente 20% da frota”, explicou o parlamentar catarinense.

Mesmo assim, durante a audiência, o ministro Levy estimulou a continuação dos diálogos e negociações relacionadas à pauta dos caminhoneiros. Colatto enfatizou que o governo não pode deixar o setor parar mais uma vez. “Os prejuízos com uma nova greve serão maiores do que a arrecadação e é por isso que estamos buscando alternativas. A aprovação da emenda à Medida Provisória 670/2015 é uma delas”, aponta Colatto.

Emenda à MP 670/2012: a proposta protocolada isenta o óleo diesel da contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Funcionamento da Seguridade Social (Cofins).

Moção de Apoio: na tarde de hoje, o deputado Colatto, juntamente com os deputados Mauro Pereira (PMDB-RS), Alceu Moreira, (PMDB-RS), Darcísio Perondi (PMDB-RS) e Osmar Terra (PMDB-RS), apresentaram uma moção de apoio ao movimento dos setores dos transportes de cargas e de passageiros e da agricultura visando à redução da alíquota do aumento do óleo diesel. No documento, os parlamentares destacam a importância do setor de transportes para a agricultura e para o país, enfatizando a necessidade de desoneração de tributos.

Galeria de Imagens

Ministro da Fazenda mantém posicionamento do governo sobre PIS e Cofins do óleo diesel
Esclarecimentos sobre o Projeto de Lei de Política Nacional de Fauna  - (PL 6268/2016)
Medidas Contra a Corrupção
Lei 13.288/2016
PEC 215
Informativo
Cartilha Nova Lei dos Motoristas
Rádio Colatto Online
Código Florestal Brasileiro