Ministro da Agricultura recebe pleitos da produção de Maçã

Ministro da Agricultura recebe pleitos da produção de Maçã
Ministro da Agricultura recebe pleitos da produção de Maçã
Ministro da Agricultura recebe pleitos da produção de Maçã

Colatto e comitiva levaram demandas do setor produtivo da fruticultura ao ministro Blairo Maggi

Brasília, 30/5/2016 – Os deputados federais Valdir Colatto (PMDB-SC), Jerônimo Goergen (PP-RS) e Mauro Pereira (PMDB-RS); produtores e Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) estiveram, na última semana, em audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, para discutir os principais pleitos do segmento da maçã e sua importância socioeconômica.

Segundo o deputado Colatto, hoje a maçã gera 58 mil empregos diretos e outros 136 mil indiretos e movimenta 6 bilhões de reais. “Levamos ao ministro a importância da maçã para o país e as preocupações do setor, como o seguro agrícola de 2015/2016, no valor de 30 milhões que o governo não pagou, e além dos os registros de produtos fitossanitárias para a fruticultura que demoram para serem liberados pela Anvisa” disse.

“O Brasil erradicou a cydia pomonella (pragas mais importantes das maçãs) há dois anos, feito inédito em nível mundial. A maçã é cultura, principalmente em Santa Catarina, que é o maior produtor nacional. Por isso, precisamos desburocratizar a legislação e os procedimentos que trazem enormes prejuízos ao setor produtivo”, acrescenta Colatto, que é presidente da Frente Parlamentar da Desburocratização na Câmara dos Deputados.

De acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), o Brasil possui 4321 produtores de maçãs que cultivam 36 mil hectares da fruta, especialmente nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Em 2015, foram produzidos 1,27 milhões de toneladas de maçãs, o que coloca o Brasil entre os 12 maiores produtores do mundo.