Ministro da Agricultura garante que maçã da China não entrará no Brasil

Ministro da Agricultura garante que maçã da China não entrará no Brasil
Ministro da Agricultura garante que maçã da China não entrará no Brasil

Seguro safra 2014/2015 também será pago, disse Blairo Maggi ao deputado Colatto

Brasília, 23/6/2016 – O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) esteve em audiência, na quarta-feira (22/6), com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para discutir soluções para os problemas enfrentados no setor produtivo da Maçã. O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS); a senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS) e o diretor executivo da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Moisés Lopes de Albuquerque, também participaram da reunião. Em destaque, o ministro garantiu que a maçã chinesa não entrará no Brasil e que pagará o seguro da safra 2014/2015.

Colatto afirmou que essas medidas estimula o investimento e, consequentemente, aumenta a oferta de empregos no setor. “O ministro tem se colocado à disposição para ouvir os produtores, isso gera confiança para todos e faz com que o segmente se desenvolva”.

O diretor executivo da ABPM, Moisés Lopes de Albuquerque, aproveitou a oportunidade para convidar o ministro Maggi para uma visita à região produtora de maçãs e também apresentar o Centro de Controle Biológico Moscasul. “Pesquisas estão sendo realizadas para erradicar a Anasthepha praterculus (praga da maçã), que tende a ser mais um case de sucesso no Brasil e referência para o mundo”, disse.

Números da Maçã

O Brasil possui 4321 produtores de maçãs que cultivam 36 mil hectares da fruta. É produzido cerca de 1,27 milhões de toneladas, o que coloca entre o setor entre os 12 maiores produtores do mundo. Os investimentos dos pomicultores brasileiros, desconsiderada a terra, estão na ordem de R$ 4,2 bilhões. A cadeira produtiva da maçã proporciona anualmente ao país R$ 6 bilhões em riquezas. São gerados mais de 58 empregos diretos e outros 136 indiretos.

Santa Catarina é o maior produtor de maçã do país, responde por 49% da produção nacional. No Estado, estão 75% dos produtores brasileiros da fruta, só em São Joaquim são mais de 1,8 mil agricultores que tem como principal fonte de renda a maçã.