Milho: Governo permite volume maior de compra por produtor

Milho: Governo permite volume maior de compra por produtor

Santa Catarina 29/7/2016 – Resolução número 5 publicada nesta sexta-feira (29/7) no Diário Oficial da União (DOU) permite que o produtor beneficiário do Programa Venda Balcão amplie a capacidade de compra de milho em grão para abastecimento do seu plantel. Nas regiões Centro Oeste, Sudeste e Sul, o volume permitido passará de 6 toneladas para 14 toneladas e de 6 toneladas para 10 toneladas nas regiões Nordeste e Norte. A autorização foi do Ministério da Agricultura (Mapa) com aval da Casa Civil, Ministério da Fazenda e Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário.

A medida era aguardada com ânimo pelo setor produtivo, especialmente para a suinocultura, avicultura e bovinocultura que há meses anunciam perdas significativas com a escassez e a alta de preço do produto. “Com isso produtor rural terá mais facilidade para comprar milho, beneficia-se na questão de aproveitamento logístico, quando passa a transportar mais toneladas de milho comprado utilizando o mesmo frete”, acrescenta o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Congresso Nacional, após constantes investidas no Ministério da Agricultura com o ministro Blairo Maggi e o secretário de política nacional Neri Geller.

O preço do milho em grão em Santa Catarina está sendo comercializado entre R$ 39,00 a R$ 44,00 a saca (60 kg), conforme dados da Diretoria de Operações de Abastecimento da Conab, para o período de 16 a 31/7.

ESTOQUE

Santa Catarina tem em seus estoques 40 mil toneladas de milho a disposição para comercialização, via Programa Venda a Balcão. Dois municípios catarinenses aumentarão o estoque a partir de segunda-feira (1/8): Itapiranga receberá mais cerca de 600 toneladas e Braço do Norte outras cerca de 1 mil toneladas. O deputado Colatto acompanha com preocupação a questão do abastecimento de milho em todo o país.

RESOLUÇÃO No 5, de 28 de Julho de 2016- compra