Meio Ambiente, ICMBio e deputados firmam acordo para limites de Parque

Meio Ambiente, ICMBio e deputados firmam acordo para limites de Parque
Meio Ambiente, ICMBio e deputados firmam acordo para limites de Parque
Meio Ambiente, ICMBio e deputados firmam acordo para limites de Parque

Deputado Colatto defendeu a exclusão de propriedades dos agricultores e parques eólicos projetados para a região do Parque Nacional de São Joaquim

Brasília, 2 de fevereiro de 2016 – Novos limites do Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina, foram discutidos, em audiência, em Brasília, nesta quarta-feira (01/02), entre o Fórum Parlamentar Catarinense; ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, e presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski. De acordo com o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), membro do Fórum, foi firmado um acordo por meio da Medida Provisória nº 756/2016, em análise na Câmara dos Deputados.

“O acordo consiste em retificar o traçado do parque, excluindo as propriedades dos agricultores e parques eólicos projetados. O ICMBio se comprometeu a enviar a proposta à comissão que analisa a MP até o dia 6 de fevereiro”, afirma Colatto.

Segundo o Fórum Parlamentar Catarinense, a nova proposta de refinamento dos limites do Parque, que passará a se chamar Parque Nacional da Serra Catarinense, foi executada, após visita in loco, do corpo técnico do Ministério e do ICMBio, excluindo ao máximo, as propriedades, e mantendo dentro do limite, o máximo de floresta, mata de araucária e alagados, além do eco museu.

Na reunião, o deputado Colatto ainda cobrou que se faça a indenização urgente dos proprietários que tiveram suas propriedades incluídas no parque há mais de 50 anos e ainda não foram indenizados. “Ministro prometeu uma rápida solução”, disse.

Também estavam presentes na audiência o representante do município de Bom Jardim, Leandro da Silva; o representante da Associação de Moradores Vizinhos do Morro da Igreja, Erionei Manoel Mathias; o prefeito de Urubici, Antonio Zilli; a deputada Carmen Zanotto e os deputados Edinho Bez, Ronaldo Benedet e Mauro Mariani, além de assessores dos demais parlamentares.