MAPA autoriza a venda de 500 mil toneladas de milho para leilão

MAPA autoriza a venda de 500 mil toneladas de milho para leilão

Colatto sugeriu uma linha de crédito para compra de milho para os que estão com dificuldades financeiras

Brasília, 10/6/2016 – A resolução que aprova a venda de 500 mil toneladas de milho em grão foi publicada nesta sexta-feira (10/6) no Diário Oficial da União, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A medida beneficia os criadores de aves e suínos por intermédio de leilões públicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O grão está armazenado principalmente em Mato Grosso. O interessado no leilão deverá transportar o produto para as regiões deficitárias como a região Sul e Nordeste do país.

O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) propôs revisão dos preços mínimos e uma linha de crédito para compra de milho pelas empresa e produtores independentes que estão com dificuldades financeiras. O secretário de Política Agrícola do MAPA, Neri Geller, levará a proposta para o governo. Segundo Colatto, Geller informou que há possíveis recompra de contratos de exportação de milho; a safra do Mato Grosso está boa e os preços tem a tendência de baixar.

Venda em balcão

Uma resolução do Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep) do último dia 25 de maio já autorizou a venda em balcão de 162 mil toneladas de milho para beneficiar os pequenos produtores das regiões Sul e Nordeste que usam o milho na alimentação dos animais. Os criadores compram o produto nos balcões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pelo preço médio de mercado na região.

Confira no link a resolução de número 4, de 8 de junho de 2016 que autoriza a aprova a venda de 500 mil toneladas de milho.

Resolução número 4, de 8 de junho de 2016