Javalis destroem plantações em Santa Catarina

Javalis destroem plantações em Santa Catarina

Deputado federal Valdir Colatto busca soluções para o problema

Uma praga que destrói as plantações está tirando o sono de agricultores do planalto catarinense. A prefeitura do município de Campo Belo do Sul, por exemplo, já contabilizou perdas de mais de R$ 1,5 milhão nas lavouras de milho, soja e feijão causados por javalis.

Ciente do levantamento de perdas causadas pelos animais, o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) encaminhou pedidos de providências aos presidentes do Ibama e da Fatma. “Estamos solicitando atenção e solução urgente dos principais órgãos responsáveis. Não podemos permitir que as perdas, que já são superiores a 30% em culturas como milho e soja, somente no município de Campo Belo do Sul, façam com que os prejuízos dos produtores e das agroindústrias aumentem a cada ano”, alertou Colatto.

Os javalis, porcos selvagens da Europa, Ásia e África, entraram no Brasil provavelmente pela Região Sul, há 110 anos. Eram criados para consumo e venda da carne, mas muitos animais fugiram ou foram soltos e acabaram cruzando com porcos comuns. Viraram uma praga.

Audiência pública

A Comissão de Agricultura do Senado aprovou requerimento para realização de audiência pública para tratar da situação dos javalis no país e para isso convidou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. A audiência ainda não tem data definida.

Decreto-e-Levantamento-Javalis-CBS-1 Decreto-e-Levantamento-Javalis-CBS-2Decreto-e-Levantamento-Javalis-CBS-3 Decreto-e-Levantamento-Javalis-CBS-4