Notícias

18 de março de 2016 - 18:46

Javalis: controle é essencial para equilíbrio da biodiversidade

Deputado Valdir Colatto participou de audiência sobre o assunto

Javalis: controle é essencial para equilíbrio da biodiversidade

Brasília, 18 de março de 2016 – A rápida proliferação e dispersão de javalis, trazendo destruição de plantações e oferecendo riscos às pessoas, pelo território brasileiro foi debatida na manhã desta quinta-feira (17), em audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) no Senado, realizada por requerimento do Senador Dário Berger (PMDB-SC).

A espécie exótica, introduzida no país para criação comercial por meio de importação da Alemanha na década de 60, se tornou um problema com o decorrer dos anos. Conforme o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), municípios catarinenses como Campo Belo do Sul, Ponte Serrada, Passos Maia e Abelardo Luz registram frequentes perdas nas lavouras. “Somente em Campo Belo do Sul, os prejuízos somaram mais de R$ 1 milhão na última safra de grãos. A situação é insustentável e é preciso encontrar soluções emergenciais”, ressaltou Colatto.

Conforme o representante do Ibama, João Riograndense, que participou da audiência, os javalis geram impactos na biodiversidade, com perdas de até 80% na fertilidade do solo, provoca o assoreamento de rios, além de ser transmissor de doenças e responsável por ataques a seres humanos. A caça do animal é autorizada pelo Ibama, por meio da Instrução Normativa 03/2013, já que o mesmo é nocivo ao meio ambiente, à agricultura, à pecuária e à saúde pública. “Esse problema é de toda a sociedade brasileira. Precisamos conscientizar nossa população de que o Ibama autoriza a caça porque esse animal causa sérios prejuízos”, afirmou.

Ugo Eichler Vercillo, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), disse que o órgão reconhece a necessidade de ampliar a participação de outros atores no combate dos javalis e por isso lançará ainda em 2016 um Plano Nacional de Controle (PNC). O Plano tem o objetivo de definir e executar ações integradas de prevenção, controle e monitoramento da espécie, com a finalidade de mitigar os impactos negativos sobre a biodiversidade.

Para o deputado Colatto, o anúncio do Plano Nacional demonstra que o problema, que já afeta 15 estados, tem relevância e merece atenção. “Um produtor que perde sua safra pelo ataque de javalis, perde toda a sua economia. Estamos acompanhando o processo e atentos as providências que vão garantir sossego para os agricultores”, garantiu o catarinense.

Galeria de Imagens

Javalis: controle é essencial para equilíbrio da biodiversidade
Rádio Colatto

Suspensão da importação de leite do Uruguai

Rádio Colatto Online
Horário de Verão
AGRO é pop
Esclarecimentos sobre o Projeto de Lei de Política Nacional de Fauna  - (PL 6268/2016)
Medidas Contra a Corrupção
Lei 13.288/2016
PEC 215
Informativo
Cartilha Nova Lei dos Motoristas
Código Florestal Brasileiro