Interiorização de profissionais: Deputado Colatto entregará proposta a Bolsonaro

Interiorização de profissionais: Deputado Colatto entregará proposta a Bolsonaro

Nesta semana, o “Programa Mais Médicos” voltou a ser o centro de uma série de discussões no Brasil. Criticado desde a sua criação em 2013, o Programa possibilita a contratação de médicos estrangeiros para suprir a necessidade de profissionais no interior do país. Por meio do “Mais Médicos” milhares de médicos cubanos vieram para o Brasil, na forma de um acordo de Cooperação Internacional em que o governo cubano envia os profissionais, mas fica com parte do seu salário.

A questão da dificuldade de interiorização de profissionais, não só da área da saúde, mas também de advogados e engenheiros, por exemplo, é uma das lutas do deputado federal Valdir Colatto (MDB-SC) desde 1995.

Com a apresentação do Projeto de Lei (PL) 1383/1995 (arquivado) e posteriormente com o PL 5998/2013 (tramitando apensado), Colatto pretende que profissionais formados em entidades de Ensino Superior Públicas prestem serviços em comunidades do interior, por pelo menos dois anos após a conclusão do curso.

De acordo com a proposta, os profissionais serão remunerados de acordo com os padrões vigentes no mercado e, no caso de profissões regulamentadas, a remuneração não poderá ser inferior à prevista na lei reguladora.

Para o deputado Colatto, a aprovação do projeto de lei ajudaria a resolver o problema da distribuição dos médicos nos país. “Estudos apresentados pelo Conselho Federal de Medicina comprovam que há médicos suficientes se formando no país, o que precisamos melhorar é a distribuição desses profissionais”, pontuou o parlamentar.

Nos próximos dias, Colatto entregará um documento apresentando a proposta ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, no intuito de que o mesmo seja adotado como medida emergencial pelo próximo Governo. Além disso, o deputado sugere que os alunos que possuam financiamento estudantil possam quitar a dívida com a prestação desse serviço.