I Encontro Brasileiro de Ovinocultura: Entidades entregam reivindicações à Frente Ovino

I Encontro Brasileiro de Ovinocultura:  Entidades entregam reivindicações à Frente Ovino
I Encontro Brasileiro de Ovinocultura:  Entidades entregam reivindicações à Frente Ovino
I Encontro Brasileiro de Ovinocultura:  Entidades entregam reivindicações à Frente Ovino
I Encontro Brasileiro de Ovinocultura:  Entidades entregam reivindicações à Frente Ovino
I Encontro Brasileiro de Ovinocultura:  Entidades entregam reivindicações à Frente Ovino

Dever de casa é aumentar a produção do rebanho de ovino de corte e de leite

Santa Catarina 23/10/2015 – Os presidentes das entidades nacionais que representam a ovinocaprinocultura no país entregaram uma pauta com cinco reivindicações ao vice-presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio a Ovinocaprinocultura (Frente Ovino), deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC). O documento foi entregue durante o I Encontro Brasileiro de Ovinocultura, realizado em Chapecó, nesta sexta-feira (23/10). Assinaram documento o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Ovinos Leiteiros (Abcol), Anderson Bianchi; da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Paulo Afonso Schwab e pelo pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos, Octávio Rossi de Morais.

Colatto levará para Brasília pedido de apoio a popularização da criação de ovelhas leiteiras e do consumo de derivados do leite de ovelhas; auxílio na criação de linhas de financiamento para aquisição de animais e equipamentos apropriados a ovinocultura de leite; recursos para viabilizar programa de melhoramento genético; a agilização da regulamentação específica para a produção e a isenção de impostos federais (PIS/Cofins) para que os deputados intercedam em favor da isenção do ICMS em seus Estados de origem. O I Encontro Brasileiro de Ovinocultura foi evento realizado em parceria com o Sebrae, integrando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

DADOS DO SETOR- CARNE E LEITE

Dados apresentados no evento apontam que, apesar do crescimento no consumo de carne e do interesse por produtos nobres derivados de ovinos, a produção brasileira precisa de ações para aumentar o rebanho e fomentar a cadeia produtiva, pois o Brasil importa ainda carne do Uruguai para atender a demanda. O consumo médio per capita é de 400 gramas de carne de ovelha, número considerado mínimo, que exige atenção para o potencial de mercado.

Na área leiteira, segundo a ABCOL, o Brasil tem 25 fazendas com rebanho ovino, o que representa cerca de 9 mil matrizes que produzem anualmente algo em torno de 816 mil litros de leite. Além do leite de ovelha, seus produtos como queijo, iogurte e sorvete de leite de ovelha ganham cada vez mais mercado.

O vice-presidente da Frente Ovino, deputado Valdir Colatto, destaca que o desafio do setor é aumentar primeiramente o número do rebanho de ovinos para corte e leite no país, em praticamente todas as regiões. Por consequência, fortalecerá a cadeia produtiva, com rentabilidade ao produtor. “Desta forma é possível aumentarmos o rebanho significativamente com meta e política pública eficiente”, destacou o parlamentar representante do setor da ovinocaprinocultura de Santa Catarina no parlamento. Dados da ARCO apontam que na década de 70 o rebanho nacional de ovinos era de 16 milhões e 400 mil e, hoje, é de 16 milhões e 800 mil ovinos.

Uma extensa agenda de encontros está sendo organizada pela Frente Ovino em todo o país para buscar subsídios e iniciar projetos que permitirão o desenvolvimento da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura.