I Encontro Brasileiro de Ovinocultura: Deputados da Frente Ovino estarão em Chapecó nesta 6ª feira

I Encontro Brasileiro de Ovinocultura: Deputados da Frente Ovino estarão em Chapecó nesta 6ª feira

Santa Catarina 22/10/2015 – Os deputados federais Valdir Colatto (PMDB/SC) e Giovani Cherini (PDT/RS), vice-presidente e presidente da Frente Ovino na Câmara Federal, estarão nesta sexta-feira (23/10), às 9 horas, na abertura oficial do I Encontro Brasileiro de Ovinocultura, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó. Junto com eles, também participarão especialistas da cadeia produtiva da ovinocultura de todo o país.

A Frente Parlamentar de Apoio à Ovinocaprinocultura é apoiadora do evento que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Sebrae, realizado em parceria com as associações brasileira (ABCOL) e estadual (ARCO). A Frente Ovino foi constituída em âmbito nacional para fomentar políticas públicas e de incentivo à produção de ovelhas e cabras em todo o país. Em SC, Colatto coordena as ações.

A Frente, composta por 228 parlamentares, representa aproximadamente 650 mil produtores brasileiros com rebanho estimado em 14 milhões de cabeças (ovinos e caprinos). Em Santa Catarina, o plantel de ovelhas, de aproximadamente 350 mil cabeças, envolve cerca de 70 mil criadores que abastecem o mercado com carne e lã e seus derivados – linguiça, salame, queijo, iogurte e sorvete de leite de ovelha. Segundo Colatto, o Brasil tem uma grande demanda reprimida. “Importamos a carne do Uruguai para suprir nosso consumo, enfatiza Colatto.

A programação do encontro seguirá até às 17h30 desta sexta-feira (23/10), com visitas em propriedades e indústrias da região Oeste catarinense no sábado (24/10).