HRO tem sua filantropia renovada até 2019

HRO tem sua filantropia renovada até 2019
HRO tem sua filantropia renovada até 2019
HRO tem sua filantropia renovada até 2019
HRO tem sua filantropia renovada até 2019
HRO tem sua filantropia renovada até 2019

Chapecó 26/06/2017 – Publicada na edição desta segunda-feira (26), do Diário Oficial da União, a portaria n°1.133 de 23 de junho de 2017, reconsidera e renova o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na área da saúde (CEBAS-Saúde), também chamado de certificado de filantropia, do Hospital Regional do Oeste (HRO) de Chapecó.

Cópia da portaria, que renova a filantropia do HRO até o mês de abril de 2019, foi entregue na manhã desta segunda, pelo deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) ao presidente da diretoria executiva da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, entidade filantrópica que administra o HRO, Severino Teixeira da Silva Filho.

No início deste ano, o hospital teve a renovação do certificado rejeitada, e, desde então, o deputado Colatto vinha buscando soluções junto aos responsáveis pelo setor no Ministério da Saúde. Na última semana, o parlamentar, juntamente com o senador Dário Berger (PMDB-SC), esteve em audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, tratando justamente da importância da renovação do CEBAS-Saúde do HRO.

Conforme o presidente da diretoria executiva, o objetivo do HRO é atender cada vez mais pacientes do SUS, contudo, “sem esse certificado, isso não é possível”, expõe. Severino destaca que, sem o CEBAS, o hospital deixa de ser isento do pagamento de cota patronal (o valor do HRO é de cerca de R$ 400 mil por mês), não pode receber emendas parlamentares (estimadas em R$ 9 milhões somente em 2017), e, também, perde a isenção do pagamento de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre a importação de equipamentos.

Para Colatto, a função como representante politico, é justamente, primar por ações que beneficiam toda comunidade. “Sempre atuei em prol do HRO, pela importância e qualidade do serviço prestado ao Oeste Catarinense, seja em busca de emendas parlamentares, como na luta pela renovação da filantropia que agora está garantida pelos próximos dois anos”, destaca.