Hospital Frei Bruno recebe certificado do Ministério da Saúde

Hospital Frei Bruno recebe certificado do Ministério da Saúde

Anúncio que possibilita recebimento de recursos foi feito pelo deputado federal Valdir Colatto

A publicação da Portaria nº 1181, da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, no Diário Oficial desta sexta-feira (27) trouxe alívio para a população de Xaxim e região. Por meio da portaria, o Hospital Frei Bruno teve o pedido de concessão do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (Cebas-Saúde) aprovado. Este certificado possibilita a isenção das contribuições sociais, como Imposto de Renda, PIS e COFINS, e a celebração de convênios das entidades beneficentes com o poder público, por meio de emendas parlamentares, por exemplo.

O deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) acompanhou o processo de solicitação e realizou cobranças constantes aos responsáveis pela emissão do certificado. “Foi uma longa luta que fizemos, junto com a direção do Hospital e do vice-prefeito, Dr. Diniz. Agora poderemos destinar recursos para garantir que a entidade continue prestando os importantes serviços de saúde do município e da região”, comentou o deputado.

Neste ano, a direção do Hospital Frei Bruno anunciou que iria parar de realizar atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que deixou a população preocupada. Além de Xaxim, o Hospital mantém convênio com o município de Lajeado Grande e mensalmente são realizados em torno de três mil atendimentos, no setor de urgência e emergência. Além disso, por mês são realizadas cerca de 200 internações via SUS, entre clínica médica adulto e pediatria, gineco obstetrícia e psiquiatria e 60 procedimentos cirúrgicos nas áreas de ginecologia e obstetrícia, urologia, vascular, cirurgia geral e programas do Governo Federal de laqueadura e vasectomia.

Portaria Filantropia Xaxim