Notícias

7 de abril de 2015 - 08:47

Deputado Valdir Colatto quer transformar dívidas ativas dos agricultores em apenas débitos agrícolas

Deputado Valdir Colatto quer transformar dívidas ativas dos agricultores em apenas débitos agrícolas

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 7.955/2014, que estimula a liquidação ou a renegociação de dívidas inscritas ou ativas da União, oriundas de crédito rural de responsabilidade de cacauicultores. A proposta vai estender ao produtor de cacau o desconto de 80% em caso de liquidação, ou até 70% nos casos de renegociação para um prazo de até 10 anos.

O deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) defendeu a aprovação da matéria, mas disse que a maioria dos agricultores do Brasil sofre há muitos anos com nome na dívida ativa. “Em 1993, o governo negociou as dívidas agrícolas com o Tesouro Nacional. Em seguida, os bancos transformaram esses débitos, com juros e inflação exorbitantes, e os repassaram ao agricultor como dívida fiscal. Isso foi a maior fraude do sistema financeiro contra os produtores brasileiros”, lembrou.

O parlamentar explicou que as dívidas do crédito rural do início dos anos de 1990 provocaram acréscimo de juros, correção monetária com inflação de até 80% ao mês. Segundo Colatto, a receita do Tesouro Nacional nunca fez tramitar o processo que corrige essa situação. “Até hoje nós temos mais de 300 mil agricultores envolvidos em dívida ativa, sendo que é dívida agrícola. Isso é um absurdo, uma ilegalidade. É uma injustiça que acontece com a agricultura brasileira”, destacou.

Ainda em sua fala, o deputado fez um apelo para que o texto do PL aprovado seja estendido a todos os agricultores e criticou o governo. “Foi dado um calote aos produtores e tirado deles a condição de operar junto aos bancos. Os agricultores se tornaram devedores da receita federal, mas na verdade eles têm apenas pendência de crédito rural”, concluiu Colatto.

Rádio Colatto

Suspensão da importação de leite do Uruguai

Rádio Colatto Online
Horário de Verão
AGRO é pop
Esclarecimentos sobre o Projeto de Lei de Política Nacional de Fauna  - (PL 6268/2016)
Medidas Contra a Corrupção
Lei 13.288/2016
PEC 215
Informativo
Cartilha Nova Lei dos Motoristas
Código Florestal Brasileiro