Estudo da CNT mostra que pavimentos das rodovias brasileiras são feitos para durar menos de 12 anos
Brasília, 4 de setembro de 2017 – “Fazer com que as obras de rodovias do país tenham seguro garantiria a qualidade do produto utilizado”, observa o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC). A vida útil dos asfaltos no Brasil é tema do estudo “Por que os pavimentos das rodovias do Brasil não duram?”, publicado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). O pavimento executado com asfalto, mais comum no país, tem vida útil estimada entre 8 e 12 anos enquanto em países como Estados Unidos e Portugal, os pavimentos são projetados para 25 e 20 anos.
Para o deputado Colatto, a solução é incluir nos projetos de obras um seguro, assim, as seguradoras assumiriam a responsabilidade de fiscalizar a execução, garantindo assim a qualidade das rodovias. “Não é só o governo que investe pouco, mas temos a má qualidade das estradas. Estamos lutando para garantir que todos os projetos tenham um seguro”, pontuou o deputado catarinense.