Deputado Colatto propõe criação do Dia do Laringectomizado

Deputado Colatto propõe criação do Dia do Laringectomizado

Brasília, 7 de agosto de 2017 – O deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) apresentou, nesta segunda-feira, o Projeto de Lei (PL) 8175/2017, para instituir o “Dia Nacional do Laringectomizado”. A data deverá ser celebrada no dia 11 de agosto de cada ano, quando serão efetivadas ações relacionadas à detecção precoce do câncer de laringe.

Para o parlamentar catarinense, os dados alarmantes sobre o câncer que leva à laringectomia são os responsáveis pela apresentação do PL. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), órgão auxiliar do Ministério da Saúde na prevenção e controle das neoplasias, o câncer na laringe incide, predominantemente, em indivíduos do sexo masculino, e é um dos mais ocorrentes entre os tumores de cabeça e pescoço. Em 2016, esse tipo de neoplasia foi o quinto mais comum entre os homens no País. Em 2013, representou a causa de morte de 4.141 pessoas (3.635 homens e 506 mulheres).

Com a instituição da data serão efetivadas ações relacionadas à detecção precoce do câncer de laringe, bem como divulgação das formas de reabilitação disponíveis para a reintegração das pessoas que passaram por esse procedimento à vida familiar, social e laboral.

Entenda

A laringectomia total consiste na retirada da laringe, órgão conhecido como “caixa de voz” onde se localizam as pregas vocais, situada no pescoço, acima da abertura da traqueia, e que é responsável por atividades vitais ao ser humano tais como a respiração, deglutição e fala. Esse procedimento é feito, geralmente, para a remoção de tumores malignos em estadio avançado. Chama-se de cirurgia de resgate.