Deputado Colatto participa de encontro brasileiro de ovinocultura

Deputado Colatto participa de encontro brasileiro de ovinocultura
Deputado Colatto participa de encontro brasileiro de ovinocultura

O evento, promovido durante a Efapi 2017 em Chapecó, visa fomentar os produtores da região.

Durante toda a sexta-feira (13), Chapecó foi palco do 2º Encontro Brasileiro de Ovinocultura de Carne e Leite. O deputado federal Valdir Colatto, como vice-presidente da Frente Parlamentar Mista em Apoio à Ovinocaprinocultura (Frente Ovino), participou dos debates, que aconteceram na Unochapecó, reafirmando seu apoio aos produtores.

O fomento aos pequenos produtores de ovinos é uma das principais propostas do deputado Colatto. “Nosso rebanho de 350 a 400 mil animais não atende a demanda crescente pelo consumo de carne e leite de ovinos. Estamos focados também na busca por recursos e especialização para os produtores, inclusive os assentados da Reforma Agrária”, enfatizou.

Um dos organizadores do evento, o zootecnista e presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Leiteiros (Abcol), Anderson Biachi destacou que o objetivo foi trazer para uma discussão, produtores, técnicos e entidades públicas e privadas para montar as estratégias para atender o consumidor.

O deputado Colatto mencionou ainda que, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o setor da ovinocultura deve buscar alcançar o modelo das parcerias agropecuárias utilizado para criação de suínos, aves e produção de leite. “Para possibilitar o crescimento da produção, queremos também buscar recursos junto aos ministérios e ao BNDES para criação de frigoríficos especializados no abate de ovinos e caprinos”, acrescentou Colatto, lembrando que Santa Catarina ainda não tem nenhum frigorífico desse tipo.

Para Marcos Borba, pesquisador da Embrapa Sul, o evento reflete o melhor momento da ovinocultura nos últimos 30 anos. “Estamos apoiando e facilitando a organização da cadeia. Esse é o grande desafio”. Segundo Borba, há produtores a disposição, há demanda, o que falta é um mínimo de organização para que essa matéria prima passe para a indústria e chegue até o consumidor. Bianchi, da Abcol, destacou ainda que “o mercado consumidor está absorvendo os produtos e nós, do setor produtivo, temos que atender essa demanda de uma forma organizada”.

Realização

Realizado por associações ligadas ao setor, como a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Leiteiros (Abcol), a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), a Associação Catarinense de Criadores de Ovinos (Acco) e também pelo Sebrae, o evento teve ainda o apoio da Frente Ovino, da Embrapa, da Unochapecó, da Ovinoeste, da Faesc, da Udesc, do Governo do estado de Santa Catarina e da Efapi.