Notícias

18 de janeiro de 2016 - 16:41

Deputado Colatto cobra providências sobre lombadas eletrônicas

Deputado Colatto cobra providências sobre lombadas eletrônicas

Santa Catarina 18/1/2016 – Em ofício endereçado ao diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) de Brasília, Alberto Angerami, o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) solicitou providências sobre a falta de sinalização que indica a presença de lombadas eletrônicas nas rodovias federais, em todo o país. No entendimento do deputado, as lombadas eletrônicas servem para alertar usuários sobre a limitação de velocidade em determinados trechos, pelas circunstâncias e características perigosas do local, e não como uma “fábrica de multas” como se tem apresentado.

À noite, segundo ele, as dificuldades de visualizar as placas se potencializam, considerando também a falta de conservação das rodovias. “São lombadas em trechos onde o limite é 40, 50, 60 km e que parece mais pegadinha do que preocupação com segurança”, disse.

Com base na Lei 12.527/2011 – a Lei de Acesso à Informação, o parlamentar busca os dados sobre quanto em recursos foram arrecadados a partir da instalação das lombadas eletrônicas fixas e móveis e qual o destino do dinheiro cobrado pelas multas. O Denatran tem prazo de 20 dias para retornar à solicitação do pedido de informação, prazo que pode ser prorrogado por mais 10 dias se houver justificativa. O documento foi entregue pelo parlamentar em 12 de janeiro deste ano.

Segundo Colatto, dados do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Inmetro), o Estado tem 1447 radares, mas não a informação específica de lombadas eletrônicas.

As primeiras lombadas eletrônicas, também conhecidas como controladores eletrônicos de velocidade, foram instaladas no Brasil no ano de 1992.

Rádio Colatto

Suspensão da importação de leite do Uruguai

Rádio Colatto Online
Horário de Verão
AGRO é pop
Esclarecimentos sobre o Projeto de Lei de Política Nacional de Fauna  - (PL 6268/2016)
Medidas Contra a Corrupção
Lei 13.288/2016
PEC 215
Informativo
Cartilha Nova Lei dos Motoristas
Código Florestal Brasileiro