Notícias

6 de maio de 2016 - 10:12

DECRETO EXPROPRIA PRODUTORES RURAIS: “Vamos buscar a anulação deste decreto”, diz Colatto

DECRETO EXPROPRIA PRODUTORES RURAIS: “Vamos buscar a anulação deste decreto”, diz Colatto

Santa Catarina 5/5/2016 – Em resposta a publicação do decreto, sem número, publicado na sexta-feira (29/4) pela Presidência da República desapropriando imóvel rural no interior de Chapecó (SC) para ampliação da área indígena Aldeia Condá, o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) disse que entrará com representação jurídica no Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando a anulação do ato presidencial. “Mais uma vez o Governo Federal expropriará produtores rurais para cumprir a meta que é ampliar o território indígena brasileiro para atender interesses de alguns”, destacou.

O assunto foi levado à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na terça-feira (3/5) em Brasília para conhecimento dos demais parlamentares que acompanham a discussão de demarcações em todo o Brasil e integram também a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Funai e do Incra no Congresso Nacional.

Segundo Colatto, uma “onda’ de demarcações está acontecendo no Brasil cujo objetivo é cumprir a meta do atual governo que é de ampliar as áreas indígenas até chegar em 25% do território nacional. Hoje, 13% do território brasileiro é de terras indígenas. Segundo ele, trata-se de “um mutirão de retaliação que o Governo Federal está fazendo em todo o país neste final de mandato da presidente Dilma”. Colatto também destacou que trata-se de “um mutirão de retaliação que o governo federal está fazendo em todo o país neste final de mandato da presidente Dilma”.

Em recente levantamento na área pretendida pelo decreto, identificou-se seis propriedades rurais atingidas. São cerca de 2,3 mil hectares nas localidades de Praia Bonita, Gramadinho e Lajeado Veríssimo.

Ouça o depoimento da produtora rural da linha Gramadinho, Maria da Rosa Wieczoskowski e assista o vídeo que apresenta a área pretendida pelo decreto (Linha Gramadinho/ Praia Bonita e Lajeado Veríssimo).

Galeria de Imagens

DECRETO EXPROPRIA PRODUTORES RURAIS: “Vamos buscar a anulação deste decreto”, diz Colatto DECRETO EXPROPRIA PRODUTORES RURAIS: “Vamos buscar a anulação deste decreto”, diz Colatto DECRETO EXPROPRIA PRODUTORES RURAIS: “Vamos buscar a anulação deste decreto”, diz Colatto DECRETO EXPROPRIA PRODUTORES RURAIS: “Vamos buscar a anulação deste decreto”, diz Colatto DECRETO EXPROPRIA PRODUTORES RURAIS: “Vamos buscar a anulação deste decreto”, diz Colatto
Esclarecimentos sobre o Projeto de Lei de Política Nacional de Fauna  - (PL 6268/2016)
Medidas Contra a Corrupção
Lei 13.288/2016
PEC 215
Informativo
Cartilha Nova Lei dos Motoristas
Rádio Colatto Online
Código Florestal Brasileiro