Decreto cria Força Nacional do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária

Decreto cria Força Nacional do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou a criação da Força Nacional do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (FN-Suasa). O ato, de número 8.762, foi publicado no Diário Oficial da União em 11/05. De acordo com o decreto, a FN-Suasa poderá ser empregada sempre que for declarada a emergência fitossanitária ou zoossanitária, que afetem as lavouras e rebanhos, ou em outros casos de comprovada necessidade técnica.

A FN-Suasa será coordenada pelo Mapa, “na qualidade de Instância Central e Superior do Suasa por intermédio de unidade própria junto à Secretaria de Defesa Agropecuária, articulada com órgãos e entidades específicos nas áreas de saúde animal e sanidade vegetal daquela Secretaria”, diz decreto.

O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) afirma que o decreto traz benefícios para o campo. “Uma instância específica para casos de emergência na área animal e vegetal propicia mais segurança para a agropecuária”, afirma.

O Suasa tem a finalidade de ampliar a capilaridade da inspeção dos alimentos de origem animal e vegetal. O sistema de defesa agropecuária inclui atividades de sanidade, inspeção, fiscalização, educação sanitária, vigilância de animais, vegetais, insumos, produtos e subprodutos de origem animal e vegetal.

Decreto nº 8762