Crise do leite: deputado Colatto e membros da FPA cobram ações do ministro da Agricultura

Crise do leite: deputado Colatto e membros da FPA cobram ações do ministro da Agricultura

A notícia de que as importações de leite do Uruguai seriam retomadas motivou, nesta terça-feira (7), mais uma audiência com o ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. O deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), juntamente com deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), cobrou medidas de combate a crise que afeta milhares de produtores de leite do país.

De acordo com o ministro, ainda nesta semana um relatório de análise das questões que envolvem a sanidade do leite será finalizado. “Com os dados em mãos, poderemos avaliar se as importações realmente não oferecem riscos à saúde dos brasileiros”, pontuou Colatto, que está preocupado com a possibilidade de que soro de leite esteja sendo reidratado antes de entrar no país.

O rastreamento do produto vindo do Uruguai também foi debatido durante a audiência com o ministro da Agricultura. “Técnicos estão fazendo o rastreamento do leite, desde a fonte, até o consumidor final. Assim, vamos saber quem realmente está comprando o leite, poderemos fiscalizar os supermercados e também das indústrias que compram leite do Uruguai”, pontuou o deputado catarinense.

Ações na Câmara

Além das medidas apresentadas pelo ministro da Agricultura, os deputados já solicitaram uma audiência com o presidente da república, Michel Temer e os ministros da Agricultura, de Relações Exteriores e do Comércio Exterior para debater todos os aspectos da crise do leite.

Na Câmara, os deputados estudam ainda a possibilidade de apresentar um projeto de decreto legislativo para mudar o acordo do Mercosul para restringir as importações de produtos lácteos.