Crise do leite: Colatto cobra providências do ministro da Agricultura

Crise do leite: Colatto cobra providências do ministro da Agricultura

Brasília, 13 de setembro de 2017 – Em conversa com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) fez um apelo para que sejam tomadas providências sobre a importação de leite em pó da Argentina e do Uruguai.

Dados apontam que apenas em julho deste ano, as exportações de lácteos do Uruguai para o Brasil somaram 9 mil toneladas, mas o pico das negociações já chegou a 15 mil toneladas em um único mês. De acordo com Colatto, “há denúncias de que o leite vindo do Uruguai está próximo ao vencimento, é reembalado, ganhando uma sobrevida e acaba sendo vendido a preços abaixo do mercado, inclusive menores que o preço de custo da produção brasileira”.

Ao deputado Colatto, o ministro Blairo Maggi comunicou que já solicitou a exclusão do leite da pauta do Mercosul. Além disso, o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) está fazendo um estudo para embasar a tomada de decisões. “Não podemos permitir que nossas empresas e usinas de leite fechem as portas, pois nosso agricultor não terá onde colocar sua produção”, pontuou preocupado, o deputado Valdir Colatto.