CPI da Funai e Incra é prorrogada por mais 60 dias

CPI da Funai e Incra é prorrogada por mais 60 dias

Brasília, 23 de março de 2017 – O Plenário aprovou, nesta quinta-feira (23), por 236 votos favoráveis, 34 contrários e 5 abstenções, o requerimento que prorroga por mais 60 dias as atividades da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga fatos relativos à Fundação Nacional do Índio (Funai) e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), sub-relator da CPI, disse que já foram constatadas diversas irregularidades. “Diversas ONGs, como Cimi (Conselho Indigenista Missionário) e o ISA (Instituto Socioambiental) não querem que se quebre o sigilo bancário. Por quê? Qual é o problema? Se não há problema nenhum, se os recursos foram repassados para os indígenas, é fácil, é só comprovar isso”, questionou.

O parlamentar catarinense afirmou que objetivo principal da CPI é dar transparência e levar uma proposta de uma nova política para a questão indígena. “Está claro que a questão indígena no Brasil não é terra; é saúde, é educação, é cidadania”.

A prorrogação, segundo o presidente da CPI, deputado Alceu Moreira (PMDB/RS), é necessária para a leitura e votação do parecer que, segundo ele, tem mais de mil páginas.