Santa Catarina 4/4/2016 – Sub-relator da CPI da Funai e do Incra, o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) participou em Florianópolis na última sexta-feira (1/4) de reunião com lideranças indígenas, agricultores, representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), órgãos ambientais (Fatma e Ibama), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Polícia Rodoviária Federal. O encontro finalizou as diligências da equipe técnica da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na terra indígena Morro dos Cavalos, no litoral catarinense, a pedido do sub relator, com base no requerimento 158/2016.
Colatto disse que situações de abusos por parte de órgãos como Funai e Incra, a exemplo das diligências em Morro dos Cavalos se repetem em outras regiões de Santa Catarina, a exemplo de Araquari, José Boiteux, Cunha Porã/Saudades, Arvoredo/Paial e Abelardo Luz. Para ele, obstáculos da Funai dificultam os projetos em SC, com custos extras que extrapolam orçamentos. “Ouvimos depoimentos relatando muitos prejuízos para o Estado e o país, pela condução comprometedora da Funai nas questões indígenas” disse.
Segundo ele, a pauta que norteia a ação da CPI é garantir o direito à propriedade àqueles que a possuem e a pensar ações de cidadania aos indígenas que os tirem da situação da miserabilidade.