Comitê acompanhará greve dos fiscais do MAPA

Comitê acompanhará greve dos fiscais do MAPA

Reunião com o Ministério da Agricultura está agendada para a próxima terça-feira

Santa Catarina 24/9/2015 – Reunidos na tarde desta quinta-feira (24/9), representantes do sindicato dos fiscais agropecuários, do Ministério da Agricultura e deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) criaram um comitê que encaminhará soluções para liberação de casos que impeçam o funcionamento de empresas e o andamento das exportações do país. Até terça-feira (29/9) o Comitê acompanhará as demandas de fiscais nos locais necessários, até que se encaminhe o acordo para o fim da greve.

Segundo o comando de greve, em todos os ponto da pauta houve acordo com o Ministério da Agricultura e está em negociação com o Ministério do Planejamento para criação da função de auditor fiscal. Os itens reivindicados tratam da regulamentação do processo meritocrático de ocupação dos cargos no Ministério da Agricultura, da realização de concurso de remoção, do preenchimento dos cargos vagos da carreira e da regulamentação do adicional de fronteiras.

Ainda na terça-feira, o Comitê volta a se reunir com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu para avaliação, quando serão tomadas decisões definitivas buscando o encerramento da greve. O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) representa a Frente Parlamentar da Agropecuária no Comitê. “A FPA está se empenhando, para que o Governo atenda as reivindicações listadas pelos fiscais agropecuários. Manter esta greve prejudica o agronegócio, o único setor que está sustentando a economia do Brasil em tempos de crise”, disse o deputado catarinense. Colatto disse que até a próxima semana, quando voltam a se reunir com o Mapa, “o comitê estará de plantão resolvendo os problemas que surgirem”.

Estiveram presentes na reunião representantes do Sindicato Nacional dos Fiscais Agropecuários (ANFFA Sindical), do comando nacional de mobilização, e do Conselho de Delegados Sindicais (CDS). O MAPA foi representado pela secretária-executiva, Mila Jaber; a chefe de gabinete da secretaria Ângela Peres; o secretário de Defesa Agropecuária Décio Coutinho e o consultor jurídico Roger Leal. Pela Frente Parlamentar da Agropecuária participaram os deputados federais Valdir Colatto (PMDB/SC), Luis Carlos Heinze (PP/RS); Tereza Cristina (PSB/MS) e o presidente Marcos Montes (PSD/MG).

Após a reunião de formação do Comitê, os deputados da FPA se reuniram com a ministra Kátia Abreu e solicitaram que aguardasse até terça-feira para possibilitar o trabalho e avaliação final da greve pelos componentes do Comitê, e aí sim tomar as medidas que o governo entender necessárias.