Colatto sugere regulamentação para CRA: “Quem tiver floresta, terá renda”

Colatto sugere regulamentação para CRA: “Quem tiver floresta, terá renda”

Brasília, 25 de outubro de 2016 – Durante reunião semanal da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) desta terça-feira (25), o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) entregou ao ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, uma proposta de regulamentação para as Cotas de Reserva Ambiental (CRA), previstas no Código Florestal Brasileiro.

Por meio das CRA, o proprietário de terras será compensado por floresta nativa preservada. Assim, o agricultor poderá vender ou alugar áreas de floresta preservada para quem não tem reserva suficiente. “Quem tiver floresta, terá renda”, destacou Colatto.

O que são CRA?

As Cotas de Reserva Ambiental (CRAs) são títulos que representam de uma área de cobertura vegetação natural em uma propriedade que podem ser usados para compensar a falta de Reserva Legal em uma outra. Cada cota corresponde a 1 hectare (ha) e elas podem ser criadas por proprietários rurais que tenham excesso de reserva legal para que negociem com produtores com menos área de reserva que o mínimo exigido.