Colatto solicita informações sobre terra indígena em Roraima

Colatto solicita informações sobre terra indígena em Roraima

Criação da área pode isolar a fronteira norte do estado. Deputado quer ouvir indígenas, Exército e Ministério da Defesa na CPI de Funai

Brasília, 8 de março de 2016 – Sete requerimentos de autoria do deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) foram aprovados na CPI que investiga as ações da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Os requerimentos solicitam documentos e informações consolidadas ao Ministro da Defesa; do Planejamento, Orçamento e Gestão; da Justiça; e da Casa Civil; além do Reitor da Universidade de Brasília. Um dos requerimentos solicita ainda que a CPI ouça lideranças indígenas.

Dentre os requerimentos, o deputado Colatto, que é sub-relator da CPI, evidenciou a importância do que foi remetido ao Ministério da Defesa. “Queremos saber qual é o posicionamento do Ministério da Defesa quanto à criação da terra indígena no município de Pacaraima, em Roraima, tendo em vista sua origem de natureza militar, a partir da instalação do 3º Pelotão Especial de Fronteira, na década de 1970”, justificou. Para o parlamentar, a criação de uma terra indígena naquele município reforça a percepção de que está em andamento um processo para unir a Terra Indígena (TI) Raposa-Serra do Sol à Ianomâmi, isolando por completo a fronteira norte de Roraima.

Colatto requereu ainda a presença dos líderes indígenas Álvaro Tukano, da etnia Tukanos, da região de São Gabriel da Cachoeira/AM; e Almir Suruí, da etnia Suruís da TI Sete de Setembro, em Cocal/RN e ainda da tenente do Exército Brasileiro, Silvia Nobre Lopes, servindo no Hospital Central do Exército no Rio de Janeiro. “Queremos ouvir os citados pois os mesmos são oriundos de três regiões diversas da Amazônia e têm revelado excepcional liderança e independência de ação ao longo de suas trajetórias de vida”, justificou o deputado Colatto. A data das audiências será marcada pela presidência da CPI.