Colatto quer seguro de renda para produtores e planejamento territorial rural

Colatto quer seguro de renda para produtores e planejamento territorial rural

Para o parlamentar, essas medidas contribuirão com o crescimento e melhoramento do setor.

Brasília, 7 de abril de 2015 – A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados realizou na tarde desta terça-feira uma audiência pública para tratar de questões relativas ao Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/2016 e Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2015/2016. Na oportunidade, o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) expôs suas contribuições para levar melhorias ao setor rural brasileiro.

Colatto enfatizou a necessidade de o produtor rural ter garantias reais de renda por meio de um seguro. “Precisamos de um seguro que cubra mais do que o produto do trabalho do agricultor. Hoje ele exerce sua atividade sem saber quando e quanto vai receber. Temos que facilitar a vida de quem gera as riquezas do nosso país”, explicou o parlamentar.

Além disso, o deputado catarinense considera que o planejamento territorial rural deveria ter a mesma atenção com que é tratado o planejamento urbano. “Os prefeitos estão preocupados com o plano diretor urbano, mas e o plano diretor para o campo? O que nós temos que fazer é planejar e legislar para criação de uma política rural, que organize e consolide leis positivas para a agropecuária. Temos muitas entidades e órgãos – são cerca de 20 – envolvidas na agricultura, mas a maioria acaba atuando somente para criar proibições e entraves para o setor”, acrescentou Colatto.

A audiência contou com a presença de representantes dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário; Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG); Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB); e do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas.