Notícias

25 de março de 2015 - 09:48

Colatto quer cidadania para indígenas

Colatto quer cidadania para indígenas

Brasília, 24 de março de 2015 – Audiência pública da Comissão de Agricultura, realizada na tarde desta terça-feira, recebeu o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Flávio Chiarelli Vicente de Azevedo, para debater a demarcação de terras indígenas. Sub-relator da comissão da PEC 215/2000, o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) expôs os números sobre a questão indígena no Brasil e questionou a forma como a Fundação conduz os processos demarcatórios.

“Hoje, as terras indígenas representam cerca de 13% do nosso território, onde vivem 896 mil índios. Em contrapartida, para a produção agropecuária são utilizadas 28% das terras do país e é com isso que os nossos produtores são referência mundial. A questão não é terra, é cidadania. Precisamos permitir que os índios sejam cidadãos”, apontou Colatto. O parlamentar catarinense defende o marco temporal previsto na Constituição Federal, que define a data de 5 de outubro de 1988 para demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.

Durante a audiência, o presidente da Funai chegou a admitir que na intenção de reparar uma injustiça, possam ter cometido outras e afirmou que os “efeitos colaterais” devem ser reparados.

Para o deputado Colatto, a PEC 215 traz uma solução pontual e definitiva para os conflitos gerados pela questão indígena. “Delegar a competência ao Congresso Nacional para deliberar sobre as demarcações não fere a Constituição, já que é a própria Carta que estabelece que cabe ao Legislativo dispor sobre bens da União, como são definidas as terras indígenas”, afirma Valdir Colatto.

Rádio Colatto

Auxílio para os Hospitais Filantrópicos de Santa Catarina

Rádio Colatto Online
Horário de Verão
Modernização Trabalhista
AGRO é pop
Esclarecimentos sobre o Projeto de Lei de Política Nacional de Fauna  - (PL 6268/2016)
Medidas Contra a Corrupção
Lei 13.288/2016
PEC 215
Informativo
Cartilha Nova Lei dos Motoristas
Código Florestal Brasileiro