Colatto parabeniza a aviação agrícola pelos 69 anos de serviço

Colatto parabeniza a aviação agrícola pelos 69 anos de serviço

Brasília, 19/08/2016 – No dia 19 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Aviação Agrícola, instituído por decreto federal. O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), nesta semana, em pronunciamento, na Câmara dos Deputados, falou da importância do setor, que há 69 anos, presta serviço ao agronegócio brasileiro. Segundo Colatto, a frota brasileira atual, de mais de 2.000 aviões agrícolas – o que lhe dá a segunda posição no ranking mundial -, é responsável por cerca de 20% de todos os insumos que são aplicados nas lavouras e pastagens brasileiras.

A aplicação aérea representa uma intervenção que difere da aplicação terrestre também pela oportunidade e rapidez: pode ser utilizada, logo após pesadas chuvas, sem comprometer a lavoura, combatendo as pragas e doenças no início do ataque.

“Nosso intuito é preservar e ampliar o papel desse importante segmento prestador de serviços, em benefício da agropecuária brasileira e, enfim, da produção de alimentos, fibras e energia renovável”, disse Colatto.

O deputado catarinense ainda lembrou da emenda que apresentou à Medida Provisória 712 que, posteriormente, foi transformada na Lei nº 13.301, que determina medidas de combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite doenças como zika, dengue e chikungunya. A lei prevê o uso de aeronaves mediante aprovação das autoridades sanitárias e da comprovação científica da eficácia da medida

“Espero que as autoridades da saúde, deixando de lado resistências apenas ideológicas, realizem os estudos e pesquisas pertinentes, com o fim de avaliar o real potencial de contribuição que o setor aeroagrícola poderá, também, prestar à saúde pública”, concluiu Valdir Colatto.