Colatto palestra em Videira nesta 6ª feira

Colatto palestra em Videira nesta 6ª feira

Deputado orientará sobre os encaminhamentos para o CAR

Santa Catarina 3/9/2015 – O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) participará do I Seminário Internacional da Vitivinicultura Catarinense, em Videira. Nesta sexta-feira (4/9), às 14 horas, palestrará sobre o tema “Código Florestal Brasileiro” durante o Seminário de Gestão Rural, promovido pela Secretaria de Turismo e Cultura do município como evento que integra a Expo Videira 2015, no parque de exposições municipal.

No mês de maio deste ano, o Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651) completou três anos. Colatto considera um dos mais importantes temas debatidos pelo Congresso Nacional, pois se reajustou a legislação florestal que havia sido criada em 1965. “Foi um desafio e resultado de um trabalho abrangente, ouvindo a população urbana e rural de norte e sul do Brasil”, destacou o parlamentar, que integrou a comissão especial e apresentou projeto na Câmara dos Deputados que norteou todo o trabalho até que se transformasse em lei.

Colatto considera o Código Florestal Brasileiro o maior programa ambiental de reflorestamento do mundo, pois garante a Reserva Legal para áreas acima de quatro módulos fiscais, preserva 20% das florestas na região no Sul, 35% no Centro Oeste e 80% na Amazônia. Além disso, todos os cursos de água têm Área de Proteção Permanente (APP), regeneração ou replantio e mantém a mata ciliar de 30 a 500 metros, conforme a largura do rio.

Na palestra, abordará o Cadastro Ambiental Rural (CAR) que diagnostica todos os imóveis rurais no país. O processo de cadastramento via meio eletrônico seguirá até maio de 2016. Com ele traça-se um mapa digital do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental. Trata-se do registro de 5 milhões de propriedades, com perspectiva de alcançar 330 milhões de hectares no Brasil.

Outros temas como a produção de vinhas, mercado e produção estarão na pauta.