Santa Catarina 27/7/2016 – O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) participou, na manhã desta quarta-feira (27), de uma reunião na sede do Centro de Treinamento em Manejo do Solo (Cetrec), no Distrito de Marechal Bormann, em Chapecó.
Durante o encontro, que contou com a presença de representantes de centros de treinamentos de todo o estado, Colatto falou sobre projetos e políticas públicas que afetam agricultores e agroindústrias de todo o país. O deputado defendeu mudanças no sistema do seguro rural, para que o modelo adotado seja mais interessante ao beneficiário, e criticou o excesso de burocracia dos órgãos públicos, que muitas vezes atrasa o desenvolvimento de novas tecnologias para o campo e prejudica o desenvolvimento. “É sempre importante buscar o setor interessado e ouvir técnicos antes de tomar uma decisão, mas alguns órgãos do governo decidem sem ouvir ninguém”, destacou.
Ainda segundo Colatto, a atuação em prol da agricultura faz com que ele e outros parlamentares sejam alvo de críticas no Congresso. “Muitas vezes nos chamam de bancada ruralista de maneira pejorativa, como se fosse ruim defender quem planta e produz”, concluiu.
Ao fim da reunião, o deputado visitou uma oficina de panificação, onde conversou com alunos e falou sobre sua trajetória como agricultor, antes de ingressar na vida pública. Em seguida, almoçou com o presidente da Epagri em Santa Catarina, Luiz Ademir Hessmann e tratou de assuntos de fortalecimento do setor agrícola.
O CETREC
O Cetrec é administrado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Cataria e busca capacitar agricultores e técnicos no manejo conservacionista do solo e agroecologia nas pequenas propriedades. Em Chapecó, o Centro funciona desde 1985.