Notícias

2 de agosto de 2016 - 13:24

Colatto e Valduga conversam sobre a crise do milho

Colatto e Valduga conversam sobre a crise do milho

Santa Catarina 2/8/2016 – As últimas informações sobre abastecimento de milho e as tramitações que envolvem o setor de grãos em âmbito federal foram repassadas pelo deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) ao deputado estadual César Valduga (PCdoB/SC) na manhã da segunda-feira (1/8), antes de Colatto retornar para Brasília, após o recesso parlamentar.

A exemplo de Colatto, Valduga acompanha a questão de escassez do grão e a alta de preço do produto em Santa Catarina. O deputado estadual levará a pauta ao governador e intercederá pelos setores que necessitam urgentemente do grão para abastecimento do seu plantel, a exemplo da suinocultura, avicultura e bovinocultura que há meses anunciam perdas significativas. Em Brasília, a pauta sobre milho é levada por Colatto ao ministro da agricultura Blairo Maggi e o secretário de política agrícola do Mapa, Neri Geller.

Na sexta-feira, a Resolução número 5 publicada no Diário Oficial da União (DOU) permitiu que o produtor beneficiário do Programa Venda Balcão amplie a capacidade de compra de milho em grão para abastecimento do seu plantel. Nas regiões Centro Oeste, Sudeste e Sul, o volume permitido passará de 6 toneladas para 14 toneladas e de 6 toneladas para 10 toneladas nas regiões Nordeste e Norte. A autorização foi do Ministério da Agricultura (Mapa) com aval da Casa Civil, Ministério da Fazenda e Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário. Com o beneficio, segundo Colatto, o produtor rural terá mais facilidade para comprar milho, facilita o aproveitamento logístico, quando passa a transportar mais toneladas de milho comprado, utilizando o mesmo frete.

ESTOQUE

Santa Catarina tem em seus estoques 40 mil toneladas de milho a disposição para comercialização, via Programa Venda a Balcão. Dois municípios catarinenses aumentarão o estoque a partir de segunda-feira (1/8): Itapiranga receberá mais cerca de 600 toneladas e Braço do Norte outras cerca de 1 mil toneladas.

O preço do milho em grão em Santa Catarina está sendo comercializado entre R$ 39,00 a R$ 44,00 a saca (60 kg), conforme dados da Diretoria de Operações de Abastecimento da Conab.

Rádio Colatto

Auxílio para os Hospitais Filantrópicos de Santa Catarina

Rádio Colatto Online
Horário de Verão
Modernização Trabalhista
AGRO é pop
Esclarecimentos sobre o Projeto de Lei de Política Nacional de Fauna  - (PL 6268/2016)
Medidas Contra a Corrupção
Lei 13.288/2016
PEC 215
Informativo
Cartilha Nova Lei dos Motoristas
Código Florestal Brasileiro